quarta-feira, 24 de abril de 2013

Acionamentos de Motores Trifásicos

Acionamentos de Motores Trifásicos

Existem várias formas de se acionar um motor elétrico trifásicos. As mais utilizadas em pequenas, médias e grandes industrias são:

- Partida Direta

- Partida Direta com reversão

- Partida Estrela-Triângulo

- Partida Compensadora

- Partida com Soft-starter

- Partida com Inversor de frequência

Os Motores elétricos são máquinas capazes de transformar a energia elétrica em energia mecânica ou seja movimento. Essas máquina facilitaram muito o processo de produção das industrias, pois seu custo é baixo e sua manutenção é barata. Essas máquinas são utilizadas em diversos tipos de aplicação em processos de produção, dos mais simples até os mais complexos. Ex.

- Podem ser usados junto com bombas de sucção e recalque;
- Podem ser utilizados como exaustores, ventiladores;
- Podem ser utilizados com redutores e polias de redução ou aumento de velocidade;

Essas são algumas das formas mais comuns que os motores elétricos são utilizados dentro de industrias. Os modelos de motores mais encontrados são os de 6 pontas e os de 12 pontas. Essa diferença, consiste em o numero de tensão que esses motores podem ser ligados. EX. 

- Motor 6 pontas são encontrados nas seguintes tensões, onde a menor tensão é a ligação estrela e a maior a ligação triângulo. 
  
- 220/380
- 380/660
- 440/760

- Motor de 12 pontas são encontrados nas seguintes tensões, onde a menor tensão 220 é a ligação estrela, 380 triângulo, 440 dupla estrela e 760 duplo triângulo. 

220/380/440/760.

Qualquer duvida ou sugestão estou a disposição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem aqui suas duvidas ou mandem e-mail (eversongustavo@gmail.com)