quarta-feira, 24 de abril de 2013

Partida Direta Motores Trifásicos


PARTIDA DIRETA


Consiste em aplicar ao motor elétricos toda a tensão(Energia), que ele necessita para funcionar em 100%. A partida direta tem seus benefícios e seus malefícios. São eles:

- BENEFÍCIOS;

- Pode-se partir o motor com carga. ( Desde que seja respeitado seu torque e Fator de Serviço);
- Facilidade na execução do circuito de partida e de comando;
- Baixo custo de componentes para executar o acionamento;
- Simples funcionamento e baixa manutenção;
- Alto torque na ponta do eixo ou seja potência máxima;

- MALEFÍCIOS;

- Alta corrente de partida no momento do acionamento podendo ser de 5 a 9 vezes da corrente nominal;
- Existem limitações a potência dos motores a serem realizadas as partidas diretas, (ex. É recomendado que não sejam acionados em partida direta motores com potência acima de 10 cavalo vapor, pois ocasionam uma grande queda de tensão do circuito na partida), de preferência partir esses motores com baixa carga ou em vazio.
- Dispositivos de acionamento (contatores, disjuntores), mais robustos

* Modelo de Partida Direta



Circuito de Potência



Rede de Alimentação(Barramento)

A rede de alimentação será responsável por disponibilizar, uma tensão trifásica (3 fases + Terra).
partida direta

 Fusíveis

São utilizados para proteção de todo o circuito contra curto-circuitos e em alguns casos atuam também por sobrecargas longas e altas.Deve ser dimensionado conforme a potência da carga ou motor.

 Contator

Componente eletromecânico que atua como um "interruptor", realizando a energização do motor por acionamento elétrico. Deve ser dimensionado conforme a potência da carga ou motor.

Relé Térmico

Sua função no circuito elétrico é proteger o motor contra uma possível sobre-carga mecânica ou elétrica.EX: Rotor travado; falta de fase; rolamentos  danificados.

 Motor Elétrico Trifásico

Máquina eletromecânica responsável por transformar energia elétrica em mecânica ou seja movimento.

- Função do diagrama de potência

A função deste circuito de potência é acionar o motor elétrico trifásico disponibilizando a ele 100% da tensão(Volts) de alimentação fornecida pelo sistema trifásico. 


Diagrama de Comando


O circuito de comando da  partida direta, tem a simples função de acionar o contator K1, para que possa ser aplicada a o motor a tensão de trabalho.

partida direta

Contato Auxiliar do Relé Térmico

O contato (NF) normalmente fechado protege o motor caso haja o acionamento do relé térmico.

Botão de Emergência

Contato (NF) normalmente fechado de botão congumelo (com trava) que visa a parada emergencial do motor.

Botão Liga + Selo

Contato (NA) normalmente aberto de botão pulsante que tem o objetivo de alimentar a bobina do contator; K1 contato de selo para manter o contator acionado ou seja ligado.

Botão Desliga

Contato (NF) normalmente fechado de botão pulsante que, desenergiza a bobina do contator desligando o mesmo.

Bobina do contator

Quando energizada, atraca o contator, fazendo que o mesmo acione o motor elétrico.




Funcionamento do diagrama de Comando

Com todos os dispositivos em condições normais, aciona-se o botão liga, automaticamente a bobina de K1 é energizada, K1 sela pelo contato de selo e o motor funciona, se houver alguma sobre-carga F7 aciona, desliga a bobina de K1 parando o motor e evitando que o mesmo se danifique. Para parar o motor de forma normal, pressione o botão desliga o mesmo irá desliga o bobina de K1 e o motor irá parar. Se pressionado o Botão de Emergência, o mesmo abre o circuito desligando a bobina de K1 parando motor.

Qualquer duvida ou sugestão estou a disposição!!!

6 comentários:

  1. OLÁ MEU NOME É JOÃO BATISTA, ESTOU ENTRANDO EM CONTATO PARA SE É POSSÍVEL ESCLARECER UMA DUVIDA. ESTOU FAZENDO UM CURSO DE COMANDOS ELÉTRICOS NO SENAI, E MEU PROFESSOR PASSOU UM TRABALHO PARA FAZER, QUE É MONTAR UMA PARTIDA DIRETA COM APENAS UM BOTÃO PULSANDO "NA", PARA LIGAR E DESLIGAR PELO MESMO BOTÃO, SEM USAR O CONTATO "NF". JÁ FIZ VÁRIOS COMANDOS MAIS SEM EXCEDO. TEM COMO FAZER????? AGUARDO UMA RESPOSTA. ABRAÇO. JB... Obs. VOU DEIXAR MEU E-MAIL P/ CONTATO. chopin_jbs@terra.com.br

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  2. TEM SIM COMO FAZER, BASTA QUE O BOTÃO ''NA'' TENHA TRAVA PARA PRIMEIRO TOQUE LIGA E SEGUNDO TOQUE DESLIGA.

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  3. Bom dia gostaria de saber qual é o nome deste programa que você usou para fazer estes projetos de partida direta.

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  4. Olá eu queria saber o por que que há casos em que não podemos partir um motor diretamente?

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