quarta-feira, 19 de março de 2014

Eletrotécnica " Atomística"


ATOMÍSTICA


Tudo o que ocupa lugar na natureza e tem massa é matéria, sejam sólidos, líquidos ou gases. Por exemplo, a água é matéria e está em estado líquido. Dividindo-se em consecutivas vezes uma porção de água, chega-se a uma gota. Continuando-se a divisão, em um determinado momento, se fosse dividida novamente, a água deixaria de existir e apareceriam separados os elementos que a compõem.
A menor partícula que pode se dividir um material sem alterar suas características básicas é chamada de molécula. As moléculas são constituídas de elementos puros, diferentes ou não, que se agrupam para formá-las. Esses elementos são chamados de átomos.
Então definimos que átomo é o elemento básico da matéria.

Os átomos são compostos de duas partes: núcleo e eletrosfera. O núcleo é a parte pesada do átomo e suas partículas não se movimentam.
A eletrosfera é a parte externa do átomo e tem suas partículas sempre se movimentando em volta do núcleo.
As partículas que formam o núcleo são: os prótons, que tem carga elétrica positiva, e os nêutrons que não tem carga elétrica.
As partículas que forma a eletrosfera são os elétrons, que tem carga elétrica negativa.




Cada elemento que existe na natureza apresenta átomos diferentes dos demais elementos Está diferença está basicamente, no numero de prótons, elétrons e nêutrons que formam os seus átomos.



Numero máximo de elétrons por camadas.

Camada
K
L
M
N
O
P
Q
Nº máximo de elétrons
2
8
18
32
32
  18
2

Quanto maior o número de elétrons presente no átomo maior o seu número de camadas, os prótons tem cargas elétricas positivas os elétrons por terem cargas elétricas negativas, são atraídos pelo núcleo e permanecem girando ao seu redor.
Os elétrons da ultima camada ou camada de valência, são fracamente atraídos pelo núcleo por estarem mais distantes do mesmo, sendo através destes elétrons que os átomos combinam-se uns com os outros para formarem as moléculas que , agrupadas, formam a matéria.
A ultima camada de elétrons é chamada de camada de valência, porque valência é o nome dado á propriedade que os átomos possuem de se combinarem uns com os outros. Na camada de valência. Sempre haverá um numero máximo de oito elétrons, independente de qual seja ela (K,L,M,N,O,P,Q).

CARACTERISTICAS DAS PARTÍCULAS:

Prótons : tem carga elétrica positiva e uma massa unitária
Nêutrons : não tem carga elétrica mas tem massa unitária.
Elétrons : tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.

Partículas Fundamentais

Divide-se as partículas fundamentais em três categorias: quarks, léptons e bósons. Os léptos são partículas leves como o elétron. Os bósons são partículas sem massa que propagam todas as forças do Universo. Os quarks se combinam para formar as partículas pesadas, como o próton e o nêutron. As partículas formadas pelos quarks são chamadas de hádrons. Tal como outras partículas tem cargas diferentes, tipos diferentes de quarks tem propriedades distintas, chamadas “sabores e cores”, que afetam a forma de como eles se combinam. 

Próxima postagem será sobre cargas elétricas.