Esse tipo de partida necessita que o motor elétrico seja de 6 ou 12 pontas, e que a tensão menor ou tensão do seu circuito elétrico seja 220/380/440. A partida do motor elétrico é realizada de forma que o mesmo seja "enganado" ou seja, o motor é preparado para funcionar na tensão maior. ex. tensão de ligação do motor 380/660, a tensão maior é 660 e a menor é 380.
Desta forma o motor é preparado para funcionar em 660 volts, mas a tensão aplicada é 380 volts, essa manobra permite que a corrente de partida do motor seja reduzida em até 60%, após o motor ter partido utiliza-se um temporizador, que tem a função de contar o tempo de partida, aproximadamente 6 segundos, após esse tempo o motor é fechado em 380 pelo próprio circuito de comando e de força, e quando a tensão é aplicada o mesmo já está em movimento e com isso não acontece um alto pico de corrente de partida. Esse tipo de partida oferece seus benefícios e seus malefícios são eles:
- Benefícios
- Redução da corrente de partida em até 60%;
- Os componentes utilizados para executar o acionamento são de baixo custo;
- Facilidade na execução dos circuitos de acionamento;
- Possibilidade de acionar motores de alta potência sem dispositivos eletrônicos;
- Malefícios
- O motor deve ser partido em vazio ou seja sem carga;
- Baixo conjugado na ponta do eixo;
- Utiliza mais cabos vindos do motor que uma partida direta.
Exemplo de Partida Estrela-Triângulo Circuito de Força
- Funcionamento do circuito de força
Os fusíveis F1, F2 e F3 tem a função de proteger o circuito e a carga(motor) contra curto-circuitos, o contator K1 tem a função de realizar a alimentação elétrica das pontas 1, 2 e 3 do motor, o contator K2 tem a função de realizar o fechamento "estrela" ou seja fechar as pontas 4 , 5 e 6 de forma que o motar seja preparado para funcionar em 660vca, o contator K3 tem a função de realizar o fechamento "triângulo" ou seja fechar o motor para funcionar em 380vca, alimentando as pontas 4, 5 e 6.
Exemplo de Partida Estrela-Triângulo Circuito de Comando
Everson Gustavo |
- Funcionamento do circuito de comando
O fusível F1 tem a função de proteger o circuito contra um possível curto-circuito, o contato (NF) de RT tem a função de desligar o circuito se a carga(motor) estiver com sobrecarga, a botoeira B0 tem a função de desligar o circuito quando necessário, a botoeira B1 tem a função de ligar o motor quando necessário, a bobina do contator K1 tem a função de acionar o contator na partida do motor, o contato (NA) de K1 tem a função de selar o contator quando a botoeira B1 é acionada, a bobina de RT- Relé Temporizador, quando energizada tem a função de acionar o tempo de comutação de seus contatos, a bobina de K2 quando acionada tem a função de acionar o contator no momento da partida do motor em "estrela", o contato (NF) de RT tem a função de desligar o contator K2 quando é concluida a contagem do tempo, o contato (NF) de K3 é utilizado como inter-travamento entre os contatores K2 e K3, o contato (NA) de RT tem a função de acionar o contator K3 após a contagem do tempo, o contato (NA) de K3 tem a função de selar o mesmo após o mesmo ser acionado, o contato (NF) de K2 tem a função de inter-travamento entre K3 e K2, e por fim a bobina do contator K3 tem a função de acionar o mesmo quando energizado no momento em que o motor funciona com o fechamento "triângulo".
Qualquer duvida ou sugestão estou a disposição!!!