domingo, 8 de setembro de 2013

Partida Direta com Reversão

Partida Direta com Reversão

Consiste em aplicar ao motor elétrico 100% da tensão necessária para que o mesmo funcione com potência total, esse tipo de partida fornece ao operador a opção de realizar a inversão de rotação do motor quando desejado.


- Benefícios

- Pode-se partir o motor com carga. ( Desde que seja respeitado seu torque e Fator de Serviço);
- Facilidade na execução do circuito de partida e de comando;
- Baixo custo de componentes para executar o acionamento;
- Simples funcionamento e baixa manutenção;
- Alto torque na ponta do eixo ou seja potência máxima;
Possibilidade de executar a inversão de rotação do motor quando necessário;

- Malefícios

- Alta corrente de partida no momento do acionamento podendo ser de 5 a 9 vezes da corrente nominal;
- Existem limitações a potência dos motores a serem realizadas as partidas diretas, (ex. É recomendado que não sejam acionados em partida direta motores com potência acima de 10 cavalo vapor, pois ocasionam uma grande queda de tensão do circuito na partida), de preferência partir esses motores com baixa carga ou em vazio.
- Dispositivos de acionamento (contatores, disjuntores), mais robustos
- Com motores com alta carga e alta potência é orientado que a reversão de um sentido para o outro tenha um intervalo, para diminuir o "coice" da inversão do motor.


Partida Direta com Reversão Circuito de Força


- Funcionamento do circuito de Força

O DJ - Disjuntor de Força, tem a função de proteger o circuito e o motor contra curto-circuito, o contator K1 tem a função de quando acionado fazer com que o motor funcione no sentido horário, o contator K2 tem a função de quando acionado fazer com que o motor funcione no sentido anti-horário, o RT - Relé Térmico tem a função de proteger o circuito e o motor contra sobrecargas, o Motor Trifásico tem a função de transformar energia elétrica em energia mecânica.

- Funcionamento do circuito de Comando
Quando S1 pressionado K1 é acionado, impulsionado o motor a funcionar, no sentido horário, quando S2 pressionado, K1 desliga e K2 funciona impulsionando o motor a funcionar no sentido anti-horário.


Qualquer duvida ou sugestão estou a disposição!!!

49 comentários:

  1. meu caro
    muito bom esse material me ajudou muito.
    valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, qualquer duvida estou a disposição!

      Excluir
    2. amigo erverson gostaria de montar um circuito de reverção mais estou com dificuldade com material em relação a corrente de contactor e tipo de botoeira att luiz

      Excluir
    3. amigo erverson gostaria de montar um circuito de reverção mais estou com dificuldade com material em relação a corrente de contactor e tipo de botoeira vc poderia me madar uma lista de material a ser usado para um motor de 10 cv no meu email jhosegoncalves16@hotmail.com

      Excluir
  2. Bom dia seu circuito é ótimo estou usando um semelhante para um elevador de carga, que para no terreo e no 1º andar com auxilio de 02 fim de curso como eu faria para ele para em 03 lugares ao invés de 02 com no projeto apresentado se puder me ajudar fico grato Hóstio de farias Neves...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hóstio, deixe seu e-mail para que eu possa lhe enviar o circuito, que irá funcionar conforme você deseja.

      Excluir
    2. Amigo desculp a demora estava muito sem tempo Valeu pela Atenção dispensada, brazeletricista@yahoo.com.br ou hostioebraz@hotmail.com Valeu e um bom dia ...

      Excluir
  3. Respostas
    1. Quando você alimenta o motor elétrico por exemplo um motor de 6 pontas 220/380 ligado em 380.

      O fechamento do motor seria:

      pontas 4, 5 e 6 fechadas e isoladas entre si.

      ponta 1 fase R
      ponta 2 fase S
      ponta 3 fase T

      Dessa forma o motor iria rodar no sentido horário, para realizar a inversão de rotação, é necessário trocar as fases de alimentação e ficaria assim:

      O fechamento do motor seria:

      pontas 4, 5 e 6 fechadas e isoladas entre si.

      ponta 1 fase S
      ponta 2 fase R
      ponta 3 fase T

      Observe que foram trocadas as fases de alimentação das pontas 1 e 2, quando isso acontece você inverte o sentido do campo eletromagnético do motor fazendo que o mesmo gire no sentido anti-horário.

      Se ainda houver alguma duvida em relação a isso ou a qualquer outra coisa, estou a disposição.

      Excluir
    2. seria possível fazer esse sistema em ladder

      Excluir
  4. girando ué manualmente !!

    ResponderExcluir
  5. eu posso reverter a rotação do motor sem que ele esteja parado?
    motor de 0,75 cv alimentado em 380V trifásico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, pode sim desde que ele não danifique a carga mecânica acoplada ao eixo. O motor não necessita estar devidamente parado para realizar uma inversão. Normalmente quando está girando e você desliga o mesmo ele ainda continua girando devido a inércia, nesse momento você pode sim realizar a inversão. Esse processo não é recomendado a ser realizado em motores grandes devido a trancos, no mesmo.

      Excluir
    2. Everson meu carro parou chamei o mecânico e ele fez pegar novamente e faliu q era o disjuntor de rotação , ele falou q era melhor compra outro o que vc acha?

      Excluir
  6. Olá Everson, tudo bom? Como ficaria esse comando em Ladder? Sabe me dizer? Se puder, passe-me o esquema para o meu email? fabioccjunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tudo bom Everson!
    Como dimensionar um contator, de modo que a corrente da carga não venha danifica os contatos?

    ResponderExcluir
  8. estou com duvida sobre partida direta com reversão temporizada

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. tenho um motor monofasico 220 V. que tenho que ligar em uma botoeira. Esse motor vai trabalhar em uma mini grua que desce e sobe, ok ? Da botoeira sai 04 fios branco, preto, azul e vermelho, ou 1,2,3,4. Do motor saem 06 fios pretos com numeração. Como devo fazer a ligação ?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. tenho um motor monofasico 220 V. que tenho que ligar em uma botoeira. Esse motor vai trabalhar em uma mini grua que desce e sobe, ok ? Da botoeira sai 04 fios branco, preto, azul e vermelho, ou 1,2,3,4. Do motor saem 06 fios pretos com numeração. Como devo fazer a ligação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miltinho seguinte cara, pelas cores não consigo saber a identificação da botoeira, porém deve ser uma botoeira com 1 contato NA e 1 NF, isso você consegue identificar com 1 multímetro, já a ligação do motor é mais fácil, por exemplo já que a tensão que você vai utilizar é 220vca a ligação é a seguinte, feche as pontas do motor 5 e 1 e alimente com uma fase depois feche as pontas 2, 3 e 6 e isole depois alimente a ponta 4 com outra fase, para fazer a inversão de rotação trocar de posição as pontas 5 e 6. Acho que essas informações vão te ajudar, mas qualquer coisa da um toque ai que te mando mais informações por e-mail. Vlw Abraços.

      Excluir
  11. Boa tarde, muito bom é fácil de entender seu circuito, estou usando um deste em uma grade rastelo ela é automatizada no caso como faria para utilizar 2 fim de curso nessa grade, um para quando ela chegar ao fundo e outra pra chegar em cima ?

    ResponderExcluir
  12. BOA TARDE MEU CARO EVERSON GUSTAVO!!! Voce poderia me passar esse conteudo completo pra mim ... email jadson73@hotmail.com .. deste ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cara esse conteúdo é todo de autoria minha, sento aki e começo a digitar por enquanto não copiei nada, simplesmente tento explicar de uma forma simples. Por enquanto o que tenho é o que está postado. Flw

      Excluir
  13. Boa noite Everson!
    É POSSIVEL USAR ESSE ESQUEMA PARA UMA MOTOBOMBA E ACRESCENTAR DUAS ELETROBOIAS UMA INFERIOR E OUTRA SUPERIOR ?

    ResponderExcluir
  14. boa noite Everson, como faço para colocar dois fim de curso se caso quisesse usar esse circuito em um portao eletrico.

    ResponderExcluir
  15. Muito Bom Mesmo, ME Judou bastante. MAs |Eu queria Sabem como fasso para sinalisar tudo , Lampada ligada quando o motor estiver desligado e Tambem quando estiver ligado , lampada ligando quando ouver sobrecarga , Lampada ligando quando o motor e quando o botão de emergensia for acionado e tambem quando os contatores se fecharem primeiro o contatoe k1 e tambem o k2 ! Se puder faser me mande um Email:MatweusAssis.Dh@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Corrija me se eu estiver errado , quando aperto S2 , o contato NF (11,12) de K1 abre e assim a bobina K1 não funciona ?

    ResponderExcluir
  17. Partida direta com reversão é a mesma coisa que falar partida reversa?

    ResponderExcluir
  18. seria possível fazer esse sistema em ladder

    ResponderExcluir
  19. O segundo diagrama pode se considerar unifilar?!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. BOM DIA SERIA POSSÍVEL VC ENVIAR PARA MIM UM DIAGRAMA DE COMANDO PARA UM MOTOR TRIFÁSICO 1/2 CV COM REVERSÃO SERÁ INSTALADO EM UM ELEVADOR MONTA CARGA BOTOEIRA DE ACIONAMENTO PULSAR

    ResponderExcluir
  22. esse motor é trifásico ou monofásico?

    ResponderExcluir
  23. Quando vc aciona tanto o s1 e o s2 e o motor só gira para um lado o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renan, é pq no contator 02 vc não trocou duas fases. Vc manteve a sequencia de fases de k1 em k2.

      Excluir
  24. Olá Everson Gustavo ! Tem como voçê resolver uma reversão trifasica simples para mim ?obg!

    ResponderExcluir
  25. Neste mesmo circuito como faço pra colocar mais um fim de curso e lâmpada e um buzir, mais tem que desligar todo e resto do circuito e fica ligado só a lambada e buzir? ?????

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, será que o senhor me enviaria um diagrama de ligação para um motor trifásico com reversão automática e ponte retificadora para frenagem..?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde

    Poderia me ajudar a montar o comando de uma partida direta com reversão automatizada (temporizadores). O motor precisa ficar fazendo a reversão de modo continuo.

    ResponderExcluir
  28. Se o contato de k2 11 e 12 colar o que acontece

    ResponderExcluir
  29. Boa noite o senhor colocou debaixo DO S1 aberto da K1 UM S2 FECHADO NAO SERIA MAIS PRATICO IR DIRETO POR FECHADO DA 11 E 12 DA K2 PARA ECONOMIZAR UMA BOTOEIRA.

    ResponderExcluir
  30. Olá, perdoe-me pelo horário mas estou precisando de uma ajuda, eu tenho que montar circuito de comando partida direta com reversão, fim de curso e tou com dificuldade em que material usar e em um diagrama do circuito, vc pode me ajudar! Att: josinaldo almeida

    ResponderExcluir
  31. e o esquema com sistema de partida direta com reversão de motor monofásico em 220v com chave magnética acionada por botoeira como ficaria nesse caso

    ResponderExcluir
  32. Everson, posso substituir o acionamento da B1 e B2 por relês temporizadores? ex. quando energizo no B0, FECHA contato aberto temporizador 1 (B1) ao fim da temporização, COMUTA temporizador 1 contato fechado energizando com se fosse B2 fazendo a reversão ou vice e versa, não sei se consegui expressar direito a minha idéia

    ResponderExcluir
  33. Fiz ligação direto no palio e o fio positivo encostou na lata e deu curto circuito e não nao pega mais oque pode ter acontecido ?

    ResponderExcluir
  34. Oi senhores.
    Ao leigos interessados, mandem dúvidas sobre comandos elétricos para mim, posso ensinar e tirar dúvidas.

    ResponderExcluir

Deixem aqui suas duvidas ou mandem e-mail (eversongustavo@gmail.com)