sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Partida de Motores Trifásicos com Inversores de Frequência

Partida de Motores Trifásicos com Inversores de Frequência

Inversores de Frequência - são dispositivos elétricos que convertem a potência da rede alternada cossenoidal, em potência contínua e finalmente convertem esta última, em uma tensão "alternada" de amplitude e período variáveis. A denominação Inversor ou Conversor é bastante controversa, sendo que alguns fabricantes utilizam Inversor e outros Conversor. Inerentemente ao projeto básico de um Conversor de Frequência, teremos na entrada o bloco retificador, o circuito intermediário composto de um banco de capacitores eletrolíticos e circuitos de filtragem de alta frequência e finalmente o bloco inversor, ou seja, o inversor na verdade é um bloco composto de transistores IGBT, dentro do conversor.

 Na indústria entretanto, ambos os termos são imediatamente reconhecidos, fazendo alusão ao equipamento eletrônico de potência que controla a velocidade ou torque de motores elétricos. Eles são usados em motores elétricos de indução trifásicos para substituir os rústicos sistemas de variação de velocidades mecânicos, tais como polias e variadores hidráulicos, bem como os custosos motores de corrente contínua pelo conjunto motor assíncrono e inversor, mais barato, de manutenção mais simples e reposição rápida. Os conversores de frequência costumam também atuar como dispositivos de proteção para os mais variados problemas de rede elétrica que se pode ocorrer, como desbalanceamento entre fases, sobrecarga, queda de tensão, etc.

A grande vantagem de um inversor de frequência é que além de partir um motor elétrico de forma suave, podemos controlar sua velocidade depois que o mesmo estiver partido, podendo assim variar a velocidade para mais rápido ou mais lento possibilitando uma alteração em um processo como por exemplo. a sucção de um exaustor de uma caldeira, o recalque de uma bomba dentre outros.

Simplificando, o inversor de frequência nada mais é que um dispositivo que transforma tensão elétrica alternada em tensão continua, e conforme a programação dos parâmetros do inversor, fornece uma tensão "alternada", com altas variações de frequência que possibilitam assim o controle de velocidade de um motor elétrico. Exemplo: Tensão de rede 380VCA 60HZ motor funciona com 3500 RPM, com um inversor de frequência podemos fazer esse mesmo motor funcionar com 2000 RPM e com tensão de 380VCA, pois o inversor altera a quantidade de ciclos por segundo da senóide de forma a modificar sua velocidade.

Benefícios:

- A mais alta tecnologia em termos de acionamentos de motores elétricos com controle de velocidade e funcionamento.

- Inúmeras funções de controle de rendimento, torque, velocidade e qualidade de acionamento e eficiência energética.

- Custo barato em vista dos motores de corrente continua que fazem a mesma função. 

- Fácil programação e instalação.


Malefícios:

- O ambiente em que o mesmo é instalado deve ter boa ventilação e limpeza pois esses itens são importantissimos para o bom funcionamento e durabilidade do equipamento, a maioria dos inversores tem um limite máximo de 40ºC.

- Causa muitos ruídos harmônicos na rede elétrica devido a conversão AC/CC e CC/AC.

- Aciona e controla só um motor por vez.


Circuito de força da Partida com Inversor de Frequência

 


Esse é um exemplo mais comum de ligação de um inversor de frequência em um motor elétrico assíncrono.


Como o circuito de comando de acionamento do inversor varia de fabricante para fabricante o mesmo não será exposto. Porem qualquer duvida nesse tipo de acionamento, estou a disposição.


















Qualquer duvida ou sugestão estou a disposição!!!

3 comentários:

Deixem aqui suas duvidas ou mandem e-mail (eversongustavo@gmail.com)