sábado, 22 de fevereiro de 2014

Instrumentação Industrial

      Instrumentação Industrial


          Com o aumento da exigência por qualidade de produtos e aumento da concorrência do mercado, as industrias precisaram realizar controles para verificar se seus produtos estavam sendo produzidos com qualidade, a maioria dessas empresas são dos segmentos de produtos alimentícios, industria de papel e celulose e fabricação e derivados de petróleo.
          Em todos esses processos de fabricação é necessário controlar e manter várias variáveis, como pressão, vazão, temperatura, nível, PH, condutividade, velocidade, umidade, etc. 
          No inicio da industria esses controles citados acima eram realizados de forma manual, com aparelhos simples e ajustes manuais dos operadores, isto era suficiente porque os processos da fabricação eram simples. Com o tempo, os processos foram melhorando para aumentar a qualidade dos produtos fabricados, exigindo assim o inicio da automação de processos dentro das industrias, utilizando assim os instrumentos de medição e controle.
          Com a implantação desses controles automáticos podemos fabricar produtos que seriam impossíveis com o controle de forma manual, para chegarmos onde estamos hoje os sistemas de controle sofreram grandes transformações tecnológicas como: controle manual, controle hidráulico e mecânico, controle pneumático, controle elétrico, controle eletrônico e digital.
          Existem dois tipos de processos industriais, os contínuos e os descontínuos, mas nos dois devem ser mantidas as variáveis próximos aos valores desejados.

Malha de Controle Fechada


          Quando realizamos um controle utilizando uma malha fechada, ajustamos um valor de set point do processo e quando ocorre alguma variação nesse valor, a unidade de medida realiza a leitura e envia o sinal lido para a unidade de controle que por sua vez realiza um calculo e automaticamente envia ao elemento final de controle um sinal proporcional a variação para que o processo possa voltar ao valo desejado de set point. 

Malha de Controle Aberta


          Quando realizamos um controle com malha aberta, a unidade de medida realiza a leitura da variável do processo e envia o sinal ao indicador que apenas "Indica" o valor lido e não altera o processo, sendo assim o processo não se ajusta automaticamente, sendo necessário o ajuste manual por um operador.

          Indicadores, Registradores, Controladores, Transmissores, Transdutores e Elemento Final de Controle, são os instrumentos mais utilizados em controles de processos nas industrias.

Indicador - Instrumento que dispõe de um ponteiro e de uma escala na qual podemos ver o valor da variável. Existem também indicadores digitais que indicam a variável em forma numérica com dígitos ou barras gráficas.

Registrador - Instrumento que registra a variável através de um traço contínuo ou pontos em um gráfico.

Controlador - Instrumento que compara a variável controlada com um valor desejado e fornece um sinal de saída a fim de manter a variável controlada em um valor específico ou entre valores determinados. A variável pode ser medida, diretamente pelo controlador ou indiretamente através do sinal de um transmissor ou transdutor.

Transmissor - Instrumento que determina o valor de uma varável no processo através de um elemento primário, tendo o mesmo sinal de saída (pneumático ou eletrônico) cujo valor varia apenas em função da variável do processo.

Transdutor - Instrumento que recebe informações na forma de uma ou mais quantidades físicas, modifica caso se necessário as informações e fornece um sinal de saída resultante. Dependendo da aplicação, o transdutor pode ser um elemento primário, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor é um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e saída padronizados.

Elemento Final de Controle - Instrumento que modifica diretamente o valor da variável manipulada de uma malha de controle.

O próximo assunto será sobre as Classes dos Instrumentos.

Qualquer duvida ou sugestão estou a disposição!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem aqui suas duvidas ou mandem e-mail (eversongustavo@gmail.com)